Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

6 Suplementos... Dezenas de benefícios

Por João Gonçalves:

 

És a favor ou contra a toma de suplementos?

 

Este é sempre um tema polémico e há inúmeras razões válidas do lado do sim, outras tantas do lado do não, contudo vou dar-te a minha opinião e partilhar meia dúzia de suplementos mais básicos que contribuem para uma melhor performance.

 

IMG_20150720_123557.jpg 

Sou a favor mas...

 

Há sempre um mas... e antes de começar quero apenas esclarecer um tema muito simples, que todos devemos ter em mente antes de começar a suplementar - a principal fonte de nutritentes do nosso corpo deve partir sempre da nossa alimentação - somente de tivermos um estilo de vida muito activo e acharmos que temos algum "gap" devemos usar este tipo de produtos.

Esclarecidos? Mais uma vez nenhum suplemento substitui uma alimentação saudável e equilibrada.

 

Seguindo em frente...

 

Vou dar apresentar aqui um panorama geral, mais  básico sobre alguns suplementos que podem ajudar a melhorar a performance sem no entanto serem "agressivos" (se é que me entendem) para o corpo e que pessoalmente tomo ou já tomei para culmatar alguma falha.

 

Omega 3

Na minha opinião este é um dos básicos e talvez dos mais importantes, pois os efeitos benéficos são imensos e vão deste a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, redução da pressão arterial e o mais importante na minha opinião para quem pratica desporto é o facto de contribuir para a redução da inflamação, é verdade que o podemos ingerir de forma natural, a forma mais comum é através do consumo de peixes gordos, mas façam este exercício comigo - Quantas vezes comem este tipo de peixes por semana? 3 ou 4 vezes, pois se calhar não...

 

Muti-vitaminico 

Os multivitamínicos contêm uma mistura de micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo... Mas é mesmo fundamental? Se tiveres uma alimentação totalmente perfeita, um multivitaminico não te irá trazer muitos benefícios, contudo e penso que para muitos de nós este cuidado com a alimentação não é levado a este ponto, principalmente na ingestão de frutas e vegetais, assim desta forma um bom multivitaminoco é sempre um bom aliado.

 

Proteína Whey

O que é isto? É provavelmente a rainha dos suplementos... Whey ou proteína de soro de leite, é um subproduto da produção de leite de alto valor biológico, facilmente absorvido pelo corpo, com a vantagem que este tipo de proteína tem uma alta tolerabilidade, mesmo em pessoas mais sensíveis, contribui para o aumento e manutenção da massa muscular magra, equilibrando algumas deficiências nutricionais de aminoácidos e mineraris essenciais, contribuindo para acelerar a regeneração após a actividade física reduzindo os sintomas de overtraining. Contudo devo alertar que um consumo elevado de proteína em pessoas com problemas renais não é aconselhável, pessoalmente utilizo um rácio de 1 grama por cada 1/2 kg de peso corporal, portanto tenham por favor atenção a este tema.

 

ZMA

Quantos de nós é que já não dissemos - Estou a precisar de dormir melhor? 

ZMA, é uma combinação de Zinco, Magnésio e vitamina B6, para além de muitos benefícios relacionados, entre outras, com a recuperação muscular, redução de caimbras e das tensões musculares, o principal ponto a favor deste suplemento é ajudar na qualidade do sono pois promove um relaxamento do corpo durante esta actividade, o que irá proporcionar uma melhor recuperação muscular.

 

Glucosamina e Condraina

Estes dois elementos fazem parte da estrutura das nossas articulações (tendões, ligamentos, cartilagens e no fluído que as rodeia) pelo que a suplementação destes reforça todas estas estruturas e previne a sua degradação.

Promove a redução do inchaço nas articulações e diminuição de dor em caso de lesão aumentando a capacidade do corpo restaurar a cartilagem e melhorar a flexibilidade das articulações.

 

L-Carnitina

Como em muitos outroscasos, o nosso corpo tem a capacidade de produzir este aminoacido a partir de outros, contudo para quem pratica desporto, um empurrão através de uma suplementação adequada irá trazer alguns e bons benefícios. A L-Carnitina desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, uma vez que faz o transporte dos ácidos gordos para o sitio exacto onde é produzida a energia que utilizamos, contribuindo assim para uma melhor combustão da gordura e devido a este facto, a um aumento da produção da energia, levando a uma melhor performance e uma poupança do glicogénio muscular uma vez que o este tem energia disponível de uma forma mais efectiva.

 

 

Estes são são alguns de suplementos mais básicos, existem muitos outros, que podemos abordar num outro artigo caso haja esse interesse, contudo o mais importante a ter em mente, e não me canso de dizer isto, é que uma alimentação equilibrada, descanso e treino é de facto o essencial e é isso que traz benefícios, contudo, caso a componente treino seja bastante grande convém efectuar alguma suplementação, mas lá está, esta tem de ser merecida. Gastem o vosso dinheiro com prudência, actualmente existem muitas marcas e disponíveis no mercado, por isso, não vou falar acerca da toma, pois esta varia um pouco de marca para marca.

 

Este é o meu kit de sobrevivência, qual é o vosso?

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D