Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correr na Cidade

6 dicas para correr na praia sem se lesionar

praiaComeçou a época balnear e muitos corredores optam por correr na praia em vez dos treinos "normais". Deixamos aqui 6 dicas para correrem na praia sem se lesionar - especialmente para quem não o faz regularmente.
  1. Deve correr de ténis na areia. Sobretudo para quem é principiante nas corridas na areia. É certo que a pisada sem calçado é mais anatómica, se comparada com a passada com ténis, mas para iniciantes na areia é a melhor maneira de evitar leões.
  2. Correr em areia dura. É a que mais se aproxima do asfalto. Se está habituado a correr em estrada deve escolher correr em areia mais dura para os seus pés, pernas e joelhos, não estranharem tanto a mudança de piso.
  3. Postura. Correr na praia muda um pouco a postura do corredor, porque a superfície da praia é mais inclinada do que a do asfalto. Essa inclinação proporciona uma sobrecarga desigual nos membros inferiores. A melhor forma é programar o treino com inversão no sentido da corrida, fazendo um percurso de ida e volta na mesma praia.
  4. Tempo de corrida. Na praia o tempo de corrida deve ser menor. A corrida na areia cansa mais – mesmo na areia mais dura. Vai encontrar alterações no piso: buracos, inclinações, obstáculos, etc. O sol na praia também irá contribuir para se sentir mais cansado. Assim, aconselhamos a correr menos tempo do que está habituado a fazer na estrada.
  5. Correr junto à água. No final do treino pode correr mais junto à água para relaxar um pouco os músculos e a água bater nas canelas. É importante ir diminuindo o ritmo aos poucos em vez de parar de vez.
  6. Alongamentos? Sim! É mesmo muito importante no final, uma vez que a exigência do terreno é muito maior.