Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correr na Cidade

4 boas apps para correr e não só…

bigstock-Portrait-Of-Fitness-Young-Woma-72129169.j 

Por Filipe Gil:

 

É um gesto dos principais aliados de quem começa a correr: colocar o smartphone no braço e carregar no ícone na nossa app de corrida de preferida. Um gesto simples que parece que nos ajuda a vencer a preguiça inicial da corrida. Principalmente naqueles primeiros metros que nos custam tanto.

Com a evolução no desporto o corredor tende a optar por outro tipo de equipamentos: relógios, pulseiras fit ou mesmo nada. Certo é que mesmo que não se use nada de apps, os corredores têm sempre um registo das suas provas, dos seus tempos em alguma app ou site. 

Numa altura em que cada vez mais se fala de wearables – produtos que usamos diariamente e que medem a nossa atividade física, o nosso sonos, etc.etc – as apps de corrida estão a acompanhar a evolução do mercado e alguns já monotorizam mais do que faziam anteriormente, que se baseava na caminhada, corrida ou bicicleta. Hoje em dia, a apps querem monotorizar o nosso treino, independentemente do desporto que fazemos.

 

A sua importância é tal que algumas das melhores apps são das marca de sportswear, com a Nike ou a Puma ou a Asics, ou outras que foram recentemente adquiridas por marcas, como a aquisição da Endomondo e da MapMyFitness pela Under Armour.

Tudo isto porque são fontes de informação inesgotáveis para as marcas e que indicam aquilo que os seus consumidores andam a fazer. Já ouviram falar de Big Data? É isto mesmo que se passa aqui. E prevejo que o mundo das apps ainda vai evoluir muito mais. Por enquanto, escolhemos quatro apps que achei das mais interessantes que existem atualmente no mercado. Apenas avaliamos as suas versões gratuitas. Veja as nossas escolhas.

 

Nike + Running:

nike.png

Uma app clássica. É das mais famosas e das mais utilizadas em todo o mundo. Já existe há quase 10 anos e passou de uma app que necessitava de um dispositivo nas sapatilhas, a algo que vem de raiz nos smartphones, utilizando os GPS destes para recolher os dados. De qualquer forma a app da Nike é gratuita e tem tido algumas evoluções. A navegação é intuitiva, simples e permite ser um dos melhores aliados dos principiantes nisto da corrida. Tem treinador virtual que nos permite escolher esquemas de treino para Maratonas ou Meias Maratonas, ou mesmo de 10K. Tem um ranking para irmos competindo com os nossos amigos da corrida e até tem desafios. Um das melhores funcionalidades - que agora já existe em outras - é a possibilidade de monotorizarmos os kms das sapatilhas que usamos. Esta app tem apenas monotorização de corrida. Ainda não chegou a outros desportos.

 

Puma Track:

 

puma1.png

É certamente uma das menos usadas nesta lista pelos corredores nacionais. Mas sem dúvida que pelo seu interface, pela evolução que tem tido nos últimos tempos, é uma app a considerar. E agora não monotoriza apenas a corrida, mas sim uma série de treinos (de Remo, a Step, de Bicicleta a Natação, entre outros). Também tem um ranking (tal como a Nike + Running) e podemos contribuir para que a cidade onde fazemos exercício entre no ranking das mais pontuadas a nível mundial. Uma das novidades é o “Make a Pact” desafios que a app nos lança e que podemos aceitar…ou não. E tem ligação às principais redes sociais.

 

Strava:

strava2.png

Muito utilizada entre bikers e ultra runners. Talvez porque permite uma boa ligação com alguns dos melhores e mais usados relógios GPS - dos Suunto aos Garmin e até aos famosos ARival (aqui a vida não é fácil para utilizadores de Mac, mas é possível). A sua utilização é simples e intuitiva e tem uma vertende de interação social muito interessante, com os desafios. Na minha opinião, uma das suas mais valias é podermos seguir alguns dos melhores atletas do mundo que utilizam esta app. Casos de Anna Frost, Dominic Grossman, Ethan Newberry (o Ginger Runner), Rob Krar, e os portugueses Hélder Ferreira e Carla André. Para além de tudo isso, tem desafios constantes que podemos aceitar.

 

MapMyFitness:

 

mapmy.png

 

Há uns meses esta plataforma foi adquirida pela marca Under Armour (marca nº2 no Estados Unidos da América), tal como a Endomondo. A MapMyFitness, tem grande sucesso nos Estados Unidos da América, e a Endomondo que tem sucesso entre os corredores europeus. Ora, cingindo-nos ao MapMyFitness, o melhor desta app é podermos ter vários exercícios monotorizados. Desde a corrida à caminhada, passando por abdominais ou exercícios de step. É uma app muito completa e que pode ser usada não só para corredores mas por todos os que praticam algum tipo de exercício. Inclui uma lista de sapatilhas que podemos adicionar para irmos controlando a sua quilometragem, mas tem algumas falhas de modelos, talvez porque a base desta app seja o mercado norte-americano. Confesso que de todas parece-me a mais complexa e menos interessante só para quem faz corrida. Já para quem monotorizar todos os exercícios, pode ser das mais interessantes

 

É claro que existem outras apps que muitos corredores (praticantes também de outras modalidades) usam. Esta foi a minha escolha mais recente, tendo por base, sobretudo, a novidade de, na sua maioria, deixaram de monotorizar apenas as corridas e passaram a ser "treinadores" e também a englobar outras modalidades de treino. Isto numa altura em que cada vez mais os corredores fazem outras modalidades para garantirem melhor performance na corrida. A escolha é vossa! Boas corridas, perdão, bons treinos.

 

4 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Actividade no Strava

Somos Parceiros



Os nossos treinos têm o apoio:



Logo_Vimeiro

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D